quarta-feira, 31 de maio de 2017

A reputação das empresas está sendo impactada e transformada diariamente

A Conferência Internacional de abertura do primeiro dia do Congresso Mega Brasil de Comunicação Inovação e Estratégias Corporativas, de 23 a 25 de maio, em São Paulo, trouxe o convidado Jeffrey Sharlach, founder e chairman do JeffreyGroup, para discorrer sobre A necessidade de uma abordagem inovadora para as comunicações corporativas.  

Mais de 20 anos se passaram desde a sua primeira visita ao Brasil, em 1993, quando ele começou a admirar o país e os brasileiros pela sua alegria e motivação.  Nesse período, o executivo viu grandes empresas passarem a investir milhões de dólares na divulgação de seus produtos e serviços, contratando profissionais de comunicação especializados para esse trabalho.

Hoje, esses profissionais não estão mais isolados em um escritório, sozinhos com essa missão. "Todo funcionário passou a ser um divulgador de informações que impactam a reputação da empresa por meio de suas mídias sociais. O próprio consumidor, antes usuário da informação, também passou a ser fornecedor de notícias”, lembrou Sharlach.  “Há um monitoramento necessário para toda essa comunicação”, complementou. 

Para ele, “a maneira como fazemos negócios têm mudado drasticamente e a comunicação corporativa se tornou ainda mais essencial para o sucesso dos negócios da empresa".   Nesse cenário desafiador, Sharlach defendeu que as empresas se comuniquem 24 horas por dia durante 365 dias por ano, "algo bem diferente", lembra ele, "de quando os profissionais de comunicação iam pra casa quando o relógio marcava 17h".  “Afinal, atualmente, a reputação da empresa está sendo impactada e transformada diariamente”, disse. 

O tempo de o profissional de comunicação ficar apenas no escritório distribuindo press releases para a mídia passou. A dinâmica atual envolve que ele saia pra fora e busque novas oportunidades de comunicação com o público da empresa. Para o executivo, já bastante familiarizado com o mercado brasileiro, o Brasil e a região já passaram por muitas crises. "Mas a crise vem e a crise vai. O importante é que os profissionais de comunicação tenham foco no core business da companhia, porque as pessoas precisam compreender que há um mundo e uma vida para ser tocada por detrás das manchetes", finalizou. 

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