quinta-feira, 2 de julho de 2020

Conte uma outra história para o seu cérebro e seja mais resiliente

O que normalmente acontece em períodos de crise, como a que estão atravessando hoje? O nosso cérebro está trabalhando também em home office com seu tradicional viés negativo. É uma maneira inconsciente dele nos proteger, enquanto está mais atento às ameaças do que às recompensas. Mas podemos, ou devemos, construir narrativas mais construtivas para o nosso cérebro ser mais positivo. Devemos, claro, encarar a realidade, mas podemos criar um novo significado em nossa mente para muitas das situações difíceis,  para nos tornarmos menos ansiosos e mais resilientes e sociais.

Essa foi uma das boas mensagens passadas durante a live sobre o poder da neurociência como ferramenta prática no ambiente corporativo, puxada pela mente e pelo coração de líder de Marco Fabossi, consultor, palestrante, escritor e diretor da empresa Crescimentum. Ele comentou ainda que com uma nova narrativa, nosso cérebro pode entender que no lugar de uma ameaça, encontramos uma oportunidade. Trabalhe o seu cérebro, diz Fabossi, para não se tornar dependente de uma recompensa imediata. O verdadeiro ganho é aquele que vem com o tempo.

Outras dicas que ele deu durante a live: estabeleça conexões sociais positivas. Cuide de sua energia física. Pratique meditação. Traga humor para sua conversa. Durma bem. Evite cobrar-se demasiadamente ou cobrar os outros demasiadamente. Crie uma rotina. Tenha foco no que está fazendo. Pare de ficar vendo só notícias ruins, que reforçam o viés negativo do cérebro. Divirta-se! E pratique o exercício da gratidão. Aproveitando essa última deixa, muito obrigado, Fabossi, por tanta coisa boa que você compartilhou hoje cedo em sua live!

Nenhum comentário:

Postar um comentário