quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Símbolo da alegria de um povo

Como o sétimo menino de uma família muito simples, alguém precisava ajudar a minha mãe a embalar a criança e dar-lhe uma atenção especial enquanto ela precisava cuidar também de seus irmãos. Assim, eu me lembro com saudade dos braços negros e do grande sorriso da Dona Geralda, que me acalmavam com tamanha serenidade. Vi o tempo passar ouvindo a voz animada e as contantes histórias engraçadas do Maurício, meu irmão negro de criação que tinha vindo fazer parte especial da grande família quando meus país já tinham dois meninos de sua própria autoria. Na escola, eu jogava muito bola e o meu parceiro de ataque era o Osvaldo, negrinho esperto de jogadas inteligentes. Nem precisa mencionar quem ele lembrava. Com a história correndo no tempo, nossos capítulos são marcados ate hoje pela presença sempre agradável, pela simplicidade contagiante, pelo exemplo sereno, pelo sorriso brilhante e pela voz naturalmente musical da raça negra. Simbolo da alegria de um povo. É uma das maiores riquezas que temos no Brasil e no mundo. Hoje é comemorado o dia da Consciência Negra, em referência à morte de Zumbi, o líder histórico do Quilombo dos Palmares, que foi morto por bandeirantes em 1695, entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Tornou-se um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil e também da luta por direitos e valorização do povo afro-brasileiro na sociedade atual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário