A São Paulo Oktoberfest nasceu então cantando alemão no
Sambódromo do Anhembi, ano passado, com a proposta de ser uma animada
programação cultural voltada à diversão de toda a família. Cresceu esse ano
ampliando a experiência cultural com a alegria musical e danças típicas,
juntamente com a saborosa gastronomia e receitas de bebidas germânicas.
Mais de 80 mil pessoas participaram do festival de 28 de
setembro a 14 de outubro, e assistiram mais de 110 shows e danças tradicionais.
Como não poderia deixar de ser numa cidade com tanta diversidade de corações do
público paulistano, a festa ganhou em sua programação um pouco da tradição
brasileira, contando e cantando até Samba de Raiz.
Outros estilos de músicas internacionais também fizeram
parte de dois palcos específicos para ampliar a animação dos visitantes. As
crianças vieram também, pois uma grande festa tem que ter parque de diversões,
o Bierpark.
A conversa entre o brasileiro, fundador da edição
paulistana, Walter Cavalheiro Filho (presidente da WGroup), e o alemão, que se
tornou embaixador de coração da festa, Philipp Schiemer (atual presidente da
Mercedes-Benz do Brasil), era constante durante todo o evento para assegurar a
melhor experiência para as crianças, jovens, adultos e os da Melhor Idade.
Estavam sempre de trajes típicos na festa alemã que criaram para São Paulo.
Além de um constante alinhamento interno com as equipes da
organização, era necessária uma ampla e eficiente comunicação externa,
considerando os desafios de um dos mercados mais competitivos do mundo em
termos de divulgação de eventos para o público. É preciso inovar sempre na
comunicação, mas preservando sempre a objetividade, a transparência, o
relacionamento, a conversa e o respeito com os jornalistas e formadores de
opinião.
Criamos para isso uma forte parceria com a agência de
comunicação Cadência, que estrategicamente conta com profissionais
especializados em grandes eventos e mantém amplo relacionamento com programas
de TVs e rádios, além de um consistente trabalho com revistas, jornais e as
publicações especializadas digitais do setor.
Assim, Walter e Schiemer participariam de mais de 20
programas e entrevistas nos principais canais de comunicação do País, como os
da TV Globo Jornal da Globo, Rádio Globo e G1 (as mídias oficiais do evento)
além de participações especiais em programas do SBT e da Bandeirantes, por
exemplo, como o The Noite - Danilo Gentili - Cozinha do Bork - TV Bandeirantes,
Morning Show - Rádio Joven Pan, Transalouca da Transamerica, entre vários
outros.
Depois daquela primeira conversa entre os dois em Monique,
todas as demais conversas com a imprensa fluiriam, sem sotaque ou com sotaque
alemão, nas mais descontraídas conversas com jornalistas sobre a realização e o
conceito familiar do evento.
Era comum, portanto, ver durante a festa a família inteira
se divertindo e conversando no Anhembi. Ali, havia mais de 60 opções diferentes
de comidas. O consumo total foi de mais de 20 mil toneladas de alimentos.
Patrocinador de peso, a Eisenbahn levou para o evento 18 rótulos diferentes de
produtos, dentro de um total de 70 opções que incluíam as artesanais. Era comum
ver também o público jovem se descontraindo com os amigos. No geral, mais de
100 mil litros de bebidas alcoólicas e não alcoólicas foram consumidos durante
os 11 dias de festa.
Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 17 grandes
eventos estratégicos em seu calendário, proporcionando ao público paulistano e
turistas de todo o Brasil um menu de diversão e diversidade que consegue
agradar aos mais variados gostos e expectativas de uma demanda gigante e
exigente.
É dentro desse calendário de um dos maiores centros de
eventos da América Latina, com uma agenda lotada de shows, feiras, congressos,
exposições, eventos esportivos, entre outros, que a São Paulo Oktoberfest vem
consolidando-se como uma das principais atrações que valorizam a integração e a
diversidade de uma grande cultura internacional em nosso meio.
São Paulo é sim a cidade onde se aprende muito todo dia e
onde muita gente trabalha bastante o dia todo. É onde todos se encontram e onde
todos se divertem. É uma das cidades que oferece a gastronomia mais
diferenciada do Planeta. Terra da garoa que foi embora mas também das
oportunidades, iniciativas e investimentos que não param de chegar. A cidade
está sempre aberta para mais uma nova iniciativa, uma outra tendência ou mais
uma grande festa. Só exige que ela seja organizada para preservar a alegria e a
diversão do público que abraçá-la.
A maior lição dessa história? Grandes ideias e projetos
podem surgir de uma simples e boa conversa. Elas conseguem apoio também através
de uma boa conversa. E se concretizam e evoluem com uma boa conversa. E também
são divulgadas melhor através de uma boa conversa com todo mundo. A evolução é
continua em termos de comunicação, mas nada substitui uma boa e frequente
conversa com quem faz a diferença. Isso se aplica muito também nas mídias
sociais. Até porque muita gente vai desejar escutar, de uma forma ou de outra,
uma boa conversa.
Finalizando, todos os números mencionados anteriormente
sobre a segunda edição da São Paulo Oktoberfest superaram os números da
primeira edição. A ampla cobertura jornalística também. O resultado conquistado
em mídia espontânea surpreendeu ao superar mais de R$ 51 milhões equivalentes
em mídia publicitária. Parabéns a todos que acreditaram, apoiaram e
principalmente participaram dessa grande festa cultural. Ah! Parabéns,
especialmente ao Walter e ao Schiemer, por aquela primeira conversa histórica e
por todas que vieram em seguida. Ein Prosit!
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