sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Se deixar a sua motivação de lado, você já era

Sempre acompanhei com muita admiração o enorme esforço diário da engenharia automobilística na busca da evolução técnica de cada geração de automóveis. Ela persegue sistematicamente a melhor performance, a maior resistência e a maior durabilidade dos veículos que chegarão ao mercado dentro de 3 anos ou mais. Os avanços tecnológicos de hoje serão rapidamente superados amanhã. Pela própria marca ou pela sua concorrência. Mas e o homem e a mulher nesse mundo de constante inovação tecnológica?

Como profissional na gestão de comunicação, eu observava, além da busca generalizada dos melhores processos e produtos, a evolução das pessoas como profissionais. Afinal, as empresas modernas também definem metas de evolução para desenvolver e promover, literalmente, os melhores profissionais em todas as áreas. Muitas vezes, no entanto, a evolução do profissional como pessoa, ou a melhoria da pessoa que existe dentro dele, não passa por uma avaliação criteriosa diante dos resultados conquistados. Mas as equipes sabem fazer isso muito bem. A roda do mundo vai girando.

Acho que em muitos casos não é a falta treinamento e cursos de gestão, que podem sem dúvida ajudar muito os lideres a enxergar além dos cargos e das metas sob sua gestão. As grandes empresas investem muito nisso. Mas quando líderes não são natos, quando não gostam mesmo nem querem saber trabalhar com gente, com o lado humano dentro das empresas, não existe treinamento de liderança suficiente que faça a diferença em favor de uma gestão eficiente de pessoas. A roda do mundo vai girando

Na busca sem freio pelos melhores números, não existe melhor condição de trabalho na estrada corporativa do que metas claras perseguidas com determinação e motivação, e gerenciadas com reconhecimento e respeito com quem colabora para os resultados desejados. Não existe algo pior para um trabalhador ou trabalhadora que suportar um gestor que não transmite paixão, bom-humor, mas que apenas aumentam a pressão desequilibrada sobre eles. Hoje, algumas empresas ainda suportam e mantém essa forma de gestão, em nome dos melhores processos, produtos e resultados. Mas logo suas equipes, feitas de pessoas, vão todas embora. A roda do mundo vai girando.

Observava que quando as equipes conseguiam se comunicar com liberdade e confiança no trabalho, a criatividade e as melhores ideias brotavam instantaneamente. O brasileiro é muito criativo, mas funciona mesmo com crédito e confiança. A capacidade das pessoas de comunicarem seus problemas e soluções com transparência contribuíam muito para a sua motivação e o resultado final. É incrível como uma equipe que encontra abertura e apoio para expressar suas ideias pode contribuir mais eficazmente. O contrário é verdadeiro. A roda do mundo vai girando.

Os melhores líderes não perdem a visão do objetivo principal da empresa, enxergam o melhor caminho e envolvem o ser humano dentro de cada profissional para a sua realização. Eles sabem da importância do reconhecimento e do respeito para que tudo isso aconteça da melhor forma. A melhor forma, além de bom treinamento, é comunicar assertivamente, motivar e unir as pessoas, demonstrando o valor que elas tem e podem ainda desenvolver. A roda do mundo vai girando. Existem, mas são muito poucos, os líderes verdadeiros que comandam, empolgam, unem e ganham a admiração de suas equipes. Aqueles exemplos que conquistam com o que têm de mais precioso por dentro. No comando, muitos gestores ainda estão com a visão turva concentrada no processo e no produto final de suas empresas. Parece bom, mas só isso já não é mais suficiente. Não, senhor! A roda do mundo vai girando.

Já vi equipes desmotivadas, sem o brilho nos olhos, em busca de uma grande conquista. Ou com grandes conquistas com pouco brilho nos olhos. Ou sem sorriso, sem bom-humor, sem comemoração, mesmo quando faziam um grande gol no competitivo jogo corporativo. Isso porque o técnico considerava que a vitória era apenas uma mera obrigação. Isso sim era uma verdadeira e infeliz bola fora! A roda do mundo vai girando.

Acho que hoje a nossa grande conquista no mundo corporativo é continuar jogando a grande partida dentro de nós mesmos. Manter a todo custo a nossa motivação. Grandes empresas podem não contar com grandes gestores, enquanto empresas menores podem contar com grandes líderes e desenvolver uma grande história. Por detrás de cada grande história, há sempre um time motivado e valorizado, um coração alegre que bate normalmente. Gente que volta para casa com alguma boa emoção para compartilhar com a família e os amigos. A roda do mundo vai girando.

Se o ambiente que a gente frequenta todos os dias garante um excelente produto ou um serviço admirável, mas não garante a batida normal de nosso coração nem um brilhante sorriso no rosto, é melhor buscar logo uma melhor experiência profissional e humana, antes que essas coisas existam apenas nas fotos tiradas durantes as férias. A roda do mundo vai girando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário