segunda-feira, 20 de março de 2017

Por que não um Poupatempo da Saúde Pública?

Você já precisou passar pelo Poupatempo? Todas as vezes que precisei, eu entrei, resolvi as coisas e  sai muito satisfeito com a organização, atenção e eficiência do sistema. Sem dúvida, merece a denominação. Você não perde tempo ali. Você já "teve a chance" de sofrer o atendimento de um posto de saúde ou mesmo de um hospital publico? Das vezes que experimentei, eu entrei, fiquei e  fiquei, e cheguei a pensar que muitos pacientes, ou impacientes, não sairiam vivos dali. Por que não podemos contar no atendimento da saúde publica com um conceito semelhante ao de um sistema que funciona tão adequadamente como o Poupatempo?

Por que não podemos poupar o tempo e o sofrimento de tantas pessoas doentes, sejam idosas, crianças ou simplesmente trabalhadores que precisam da saúde para cumprir suas obrigações. Vi hoje por exemplo uma vovó de 74 anos que,  segundo sua neta, havia chegado ao Hospital Pedreira, em Interlagos, há mais de 6 horas, às 23h00, com dores, mal-estar, cansada da vida e da falta de saúde pública, simplesmente estirada numa simples cadeira com sua cabeça de cabelos brancos inclinada para trás, dormindo, sem qualquer atendimento prioritário. Foi necessário que sua neta chamasse a atenção dos funcionários e médicos para um "pronto" atendimento, que só ocorreu às 07h30 da manhã, com a mudança de turno dos médicos. Sua idade e sua condição não mereceram a prioridade no hospital.

No Pronto Socorro do Brasil hoje não existem nem "pronto" nem "socorro". E não dá para culpar os médicos e os enfermeiros que, sem a estrutura e a mão-de-obra adequada, vão perdendo dia a dia a sensibilidade e a paciência com o drama da população. Eles só precisam lembrar que seus pacientes, impacientes, são apenas vítimas e não a causa de seus transtornos profissionais. Vítimas sim de anos e anos de corrupção no País, que desviou milhões e milhões de verbas da saúde pública para bolsos privados e para cofres de partidos políticos que sempre prometeram e ainda prometem defender a população. Poupem os brasileiros de tantas mentiras, embora muitos lamentavelmente parecem se simpatizar com elas.

Precisamos de um Poupatempo na Saúde Publica para poupar mais do que o tempo dos brasileiros. É necessário e urgente poupar a sua dignidade e principalmente suas próprias vidas. Do contrário, seremos um país cada vez mais moribundo que só tem força para pular carnaval e assistir futebol. Acredito que o prefeito de São Paulo, João Doria, em seu sério compromisso de recuperar a cidade e as melhores condições de vida da população paulista, tem a grande chance de passar um ótimo exemplo de eficiência administrativa para o restante do Brasil de como poupar tempo, a esperança e a vida da da brava gente brasileira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário