sábado, 28 de julho de 2012

Se o solo não for bom, ele vai nos consumir mais cedo

"O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água, o clima e nossa vida. Tudo está interligado.Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio e as plantas, nutridas". Essa é a afirmação categórica da engenheira agrônoma especializada em solos, Ana Primavesi, de 92 anos, em reportagem publicada no Estadão de domingo, 22 de julho. Imperdível! Por seu cuidado e profundo conhecimento da agricultura orgânica, e suas contribuições para a Mãe Natureza, seu sobrenome bem que poderia ser Primavera. Segundo ela, a agricultura convencional dá apenas 15 de um total de 45 nutrientes necessários para a planta se desenvolver e produzir de forma saudável. O mundo demanda mais comida. A mesa da natureza pode até ter ficado mais cheia, mas não ficou mais rica com alimentos saudáveis. O fato é que a cada geração, pela qualidade decrescente dos frutos da terra, estamos vendo gerações de homens e mulheres cada vez mais fracos. Até maiores, talvez, porém mais fracos. Se o solo não for bom, ele vai nos consumir mais cedo! Acho que a grande lição da Dona Primavera, digo, Primavesi, é que não basta apenas viver. Temos que viver com saúde e qualidade de vida. Nisso ela mesma é um grande exemplo. Obrigado, Dona Primavesi, por tudo! Abaixo os links para a entrevista feita pela excelente repórter do Estadão, Tania Rabello, que também merece uma premiação muito especial pela matéria.  http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pioneira-da-agroecologia-recebera-premio-mundial,903818,0.htm

4 comentários:

  1. Olá Gilberto, você realmente conseguiu captar a mensagem e resumiu muito bem, achei o título realmente muito bom! Encaminhei seu blog para Tânia.
    abs Carin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carin, pelo gentil feedback. Sua mãe realmente tem feito uma grande obra em favor da saúde do do solo brasileiro e portanto dos brasileiros. Parabéns!

      Excluir
  2. Olá, Gilberto. Aqui é a Tânia Rabello. Obrigada pelos comentários. Tenho acompanhado o trabalho de dona Ana Primavesi e esta matéria que fiz no Estadão é antes de tudo uma homenagem a ela. Vou seguir seu blog, para divulgá-lo na minha rede. Gostaria também, se possível, que divulgasse o meu: http://organicosbrasil.wordpress.com
    é só sobre o mundo dos alimentos orgânicos e sustentabilidade. Obrigadíssima desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tânia, e novamente parabéns por sua excelente matéria sobre o trabalho da Sra Primavesi. Com prazer, vou também seguir e divulgar seu blog em minha rede. O seu tema é hoje sem dúvida um dos principais para a saúde humana. Estou contigo nesse assunto. Obrigado!

      Excluir