sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vai deixar para depois de amanhã?

Uma das palavras que mais admiro pela sonoridade é procrastinação. Palavra forte, bonita para escrever e para ver. Significa deixar para depois de amanhã o que dá para fazer amanhã. Hoje, nem pensar! Eu procrastino, tu procrastinas, ele procrastina, nós procrastinamos, e tá todo mundo ferrado. Nada acontece no tempo certo e ninguém resolve nada. Ficou tudo para o dia que der. Perde-se o tempo que não ganhou. Ganha-se uma dor de cabeça naquele cabeção que não pensou. É um vício dificil. Quem procrastina uma vez, quer procrastinar sempre. Antes era procratinar uma coisinha aqui, outra alí. Agora, se procrastina automaticamente tudo. O que você anda procrastinando ultimamente?

domingo, 23 de maio de 2010

Amigo do inimigo, é meu inimigo


Nas minhas primeiras aulas de matemática, para tentar explicar os sinais de multiplicação, o professor usava a seguinte analogia. Amigo do meu amigo, é meu amigo. Inimigo do meu inimigo, é meu amigo. E amigo do meu inimigo é meu inimigo. Será que o nosso presidente acredita que esse estranho acordo, visando o controle da força atômica do Irã, que já promoteu tirar Israel do mapa, pode ser levado a sério? Ao dar as mãos para o Irã, ele se torna inimigo não apenas de Israel, como também de seus principais defensores: Estados Unidos e Inglaterra. A história mostra que todos os que tomaram partido a favor de Israel prosperaram. Mas todos os que se uniram contra Israel ...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Competitividade para continuar competindo


Competitividade é o tema da hora. Representa a capacidade, quase arte, de tirar o melhor resultado de um emprendimento para seguir competindo. Normalmente falamos disso no âmbito das vendas para um cliente cada vez mais exigente. Mas hoje, um interessante seminário, promovido pela Autodata, lembrou que para um produto chegar completinho com um preço vantajoso ele precisa ser comprado em suas partes também por uma condição fávorável para o seu fabricante. A capacidade de comprar pode representar até 80% do seu sucesso. Parece muito. Claro, desde que a competitividade frequente também as áreas de criação, desenvolvimento e produção.