domingo, 31 de maio de 2020

Um brasileiro vai para o espaço de novo


Estou subindo hoje, 30 de maio, numa velocidade estonteante para fora do Planeta Terra. Ao meu lado, muito mais tranquilos do que eu, estão Doug Hurley e Bob Behnken, dois veteranos americanos da Nasa. É uma tremenda experiência, talvez só superada por Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os primeiros homens que pisaram na lua em 1969, quando eu era um garotinho de apenas 8 anos de idade.

Meu, estamos dentro da Crew Dragon, da SpaceX, (#FiqueNaCápsula!) no primeiro voo orbital com tribulação realizado por uma empresa privada, do empresário sul-africano Elon Musk. Viva a África!!! - Where are you from, man? pergunta pra mim Mr. Hurley, assustado com a minha inesperada presença no vôo que cruza o espaço a 27.000 km/h para um roteiro de 400 km de distância em assustadoras 19 horas.

- I am from Brazil!!! respondo. - From Braziiiil???? Pergunta com os olhos arregalados Mr. Behnken, dizendo ao seu companheiro americano - Eu sabia que tinha brasileiro em qualquer canto do mundo, mas esses caras aparecem até aqui????  É a minha vez de explicar: Calma, friends, Acontece que a situação no Brasil, aliás, também na América e em toda a Terra, não tá nada boa não! Eu vim tomar uma arzinho aqui fora. 

No silêncio absurdo da viagem espacial eu explico melhor para meus companheiros - Seguinte, vocês tem um presidente maluco, mas nós temos no Brasil um capitão completamente alucinado e fora de si. Vocês acreditam que ele nem sabe que existe um coronavírus de verdade? Ele ainda pensa que é uma gripezinha! - Really???  Me perguntam os dois astronautas. Eles asseguram que não pode haver um maluco maior do que Trump! Eu respondo que eles devem estar no mundo da Lua!!!

- Friends, o Brasil virou um país com muitos malucos que adoram um doidão da cabeça, por isso eu decidi vir com vocês para o espaço! - Você não foi nada inteligente! dizem... Você deveria mesmo é mandar o seu presidente para o espaço! Respondo: - "É exatamente o que vai acontecer em breve! O Doido vai ser mandado logo para o espaço! Eu só queria garantir que ele não terá retorno!

sábado, 16 de maio de 2020

Falta credibilidade, falta tudo!

Convenhamos amigos! Nossas discórdias sobre o perfil do capitão do Pátria Amada são tão importantes quanto as conversas desesperadas que devem ter acontecido dentro do Titanic quando ele começou a afundar. Não sabemos se todos no navio naquele fatídico 14 de abril de 1912 se deram conta disso. Quando alguns países estão conseguindo manter o equilíbrio, pelo menos mental, para atravessar esse período, infelizmente o gigante Pátria Amada vai afundando em delírios à medida que o capitão vai lançando ao mar a sua própria tripulação. Precisamos aprender a ver o Brasil também com os olhos externos de quem precisa primeiro confirmar também no País para depois poder investir e colaborar para a retomada das atividades e da economia. Fora isso, meus amigos, a idolatria que tem sido consagrada ao capitão não vai ajudar ninguém no fundo do oceano. Faltou credibilidade, faltou tudo!

 

Demite-se um presidente que ninguém quer


SE O BRASIL FOSSE UMA EMPRESA e essa empresa tivesse um presidente que não conseguisse formar e manter na organização um time competente com condições de atingir seus objetivos e suas metas, especialmente durante períodos de crises, duas ou uma. Ou o presidente seria demitido rapidamente ou a empresa iria a passos largos para a falência. Qualquer exercício da imaginação aplicado à realidade não é, infelizmente, mera coincidência. Entre sãos e insanos, salve-se quem puder!  

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Reunião de poderes para formar um comitê de crise no Brasil


REUNIÃO MARCADA para hoje cedo por empresários da indústria brasileira com o Presidente da República e agendada de última hora por ele no Supremo Tribunal Federal foi fundamental para se criar um urgente Comitê de Crise, para planejar o retorno das operações no Brasil. O presidente do tribunal, Dias Toffoli, recebeu a comitiva comandada pelo presidente da República e ouviu atentamente o pedido pontual dos empresários pelo retorno urgente de suas operações para evitar que as empresas e a economia entrem em colapso. Reforçaram que há um sentido de urgência nessa medida, porque a indústria já está na UTI.

A demanda acontece quando o Estado de São Paulo planeja prolongar a quarentena, em data a ser ainda anunciada. O ministro Paulo Guedes estava presente. Ele entende que as medidas econômicas tomadas pelo governo até agora para garantir a sobrevivência dos empregos e das empresas não vão ter gás muito tempo e devemos evitar o colapso da economia. Um dos empresários no setor de brinquedos disse que pode haver muitas mortes de CNPJs. O presidente da República reforçou que que o Brasil precisa voltar logo à normalidade, até porque a liberdade é até mais importante que a vida.

Dias Toffoli ouviu tudo sentado ao lado do presidente. Lembrou que o parque industrial brasileiro é patrimônio da história da construção da sociedade brasileira, mas defende que a volta à normalidade precisa ser feita com um planejamento organizado. Para isso ele recomendou a formação de um comitê de crise, com a participação do Presidente, de seus ministros e também dos governadores. A temperatura, portanto, vai subir nos próximos dias nessas reuniões. Excelente a medida, mas surpreende o fato que a decisão para a união de todas as partes para discutir um plano dessa importância estratégica aconteça em uma reunião de última hora.

(Foto extraída da live com crédito para Carlos Rech)

Brasil maior que um cercadinho

SR. PRESIDENTE! OOO SR. PRESIDENTE!! Não sei se o senhor notou, mas o Brasil é muito maior do que a população e a expectativa desse cercadinho aí na frente, viu? Dá mais atenção ao que está acontecendo no restante do País, e com mais equilíbrio!  #FIQUENOPALÁCIO! Pelo menos nesse momento, e não crie tanta crise pública e política assim! Tente cuidar mais do Brasil, que inclusive está sofrendo bastante os efeitos dessa gripesinha que o senhor falou. Pelo menos essa era a expectativa quando colocamos o senhor na cadeira número 1, e não na 01, 02 ou 03.

Outra coisa, não peça pra imprensa calar a boca não! Ela tem esse papel de perguntar! E o senhor de responder! Democracia com liberdade de imprensa é assim mesmo. Queremos a prática e não apenas o discurso democrático! A intolerância leva ao radicalismo! E pra finalizar, melhor confirmar mesmo qual é o partido desse resfriadinho que tá causando essa quarentena global - eu me refiro DO Globo e não DA Globo. Se for mesmo um ataque da oposição, ele já matou mais de 9.000 brasileiros! Mas já deu pra perceber que não é, né?

Será que o resfriadinho não pode atacar também a sua torcida que tem saído às ruas frequentemente para, com seu apoio e motivação, gritar *Mitooo*, *Mitooo*?? Só não esqueça de lembrar a galera enfurecida que afronta jornalistas e enfermeiras que não será por causa dos efeitos de uma gripesinha qualquer que eles terão que buscar depois socorro nos hospitais lotados. As enfermeiras vão estar muito ocupadas, entendeu? Afinal, gripesinha não mata. Mas se matar, como o senhor diz, faz parte! Ok? Boa sorte pra todos nós, Sr. Presidente!