sexta-feira, 5 de abril de 2019

Temos que ser triatletas de comunicação para atravessar a ponte digital


A PONTE AINDA NÃO ESTÁ PRONTA, mas temos que atravessar para o mundo digital. Para isso, precisamos nos tornar triatletas da comunicação para continuar mantendo contato com meu público e mercado. Grande parte das publicações não conseguiram construir no devido tempo uma ponte que viabilizasse seu negócio para o mundo digital. 

Quem não digitalizou-se, pode não ter perdido, ainda, a sua publicação mas já perdeu grande parte de seu público, que abandonou o formato anterior de consumo de informação. E sem público, nenhuma publicação tem presente nem futuro.

As publicações impressas ainda têm um público fiel, que talvez não viabilize por muito tempo a sua existência. As volumosas pilhas de grandes jornais e revistas, por exemplo, que víamos há alguns anos nas recepções dos prédios e nas bancas de jornais, praticamente desapareceram. 

Reinvenção é a palavra da hora e da era, tanto para publicações como para os profissionais da informação ou comunicação. Se por um lado o jornalismo em seu formato tradicional vai minguar cada vez mais, por outro lado, a informação e a comunicação vão demandar conteúdos e formatos cada vez mais criativos e transformadores para seus públicos. 

Como triatleta da notícia, todo profissional deve saber operar bem todos os formatos de mídias, sabendo produzir um conteúdo adequado para cada uma delas, para manter e ampliar seu público de confiança, que representa hoje o maior patrimônio do profissional de comunicação. As máquinas até poderão produzir textos com a Inteligência Artificial, mas ainda será necessário ouvidos e corações humanos para curtir e interagir com a notícia.

Vamos precisar cada vez mais de discussão, provocação, disrupção, reinvenção e transformação tanto nas redações como nas agências de comunicação e de assessorias de imprensa. Não é só questão de pauta, de "o quê". As outras questões jornalísticas - como, quando, para quem e por quê - são cada vez mais fundamentais para o próprio sucesso do negócio da comunicação.

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