segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O pequeno urso diplomata junto com Fidel Castro

 "Bebemos vinho pra caramba!" Foi assim o primeiro encontro de Joachim Zahn, um alemão muito simpático que fala português com sotaque típico, com Fidel Castro há muitos anos atrás. Fez parte da restrita mesa com o grande líder cubano, que quase lançou o mundo na terceira guerra mundial durante a histórica Guerra Fria, um pequeno convidado, suspeito pelo seu silêncio absoluto mas que, após passar pelos testes de raio X, ganhou a confiança e o carinho de Fidel Castro: o ursinho de pelúcia da filha de Zahn, a Gill.

O ursinho de Zahn também posou ao lado de Mikhail Gorbachev, o ultimo presidente da União Soviética, que governou durante os anos 1988 e 1991. Gorbachev introduziu reformas para abrir e restruturar a economia, a política e a sociedade soviética: a histórica Perestroika. Durante o governo de Gorbachev, a União Soviética e os Estados Unidos – grandes inimigos durante a Guerra Fria – se aproximaram diplomaticamente, dando fim a décadas de hostilidade. Em 1990, Gorbachev recebeu o Prêmio Nobel da Paz. O grande líder, que tinha o urso como emblema nacional da Rússia, também foi convencido por Zahn a tirar uma foto com o simpático e inofensivo ursinho.

O bichinho era um brinquedo da filha desde os 4 anos de idade. Ela reclamava das constantes viagens que o influente executivo alemão tinha que fazer em sua missão de relações com grandes lideres e representantes dos poderes públicos e instituições de diversos países do mundo. A menina pediu ao pai, e também ao ursinho, para viajarem sempre juntos. Era a representante da filha nas missões internacionais do pai, que tomou a corajosa e muitas vezes inesperada decisão de registrar todos os encontros possíveis em fotos e mostrar aos olhinhos encantados da sua menina.

Enquanto a filha ia crescendo o pequeno e meigo urso marrom, de cerca de 30 centímetros, ia posando ao lado de muita gente famosa e influente que definia o presente e o futuro de milhões de pessoas em seus países e até no mundo. Foi assim que o ursinho construiu sua rede comprovada de amizades incluindo nela também o então presidente Fernando Henrique Cardoso, o atual presidente Michel Temer, o então presidente americano George Bush pai, entre várias outras autoridades de países como China, África entre tantos outros. Entraram no hall da fama do pequeno urso grandes personalidades como Pelé, Gilberto Gil, Preta Gil, Jô Soares em seu programa, e tantos mais. Durante jantar que tive a honra de ter nessa semana com Zahn e a nossa grande amiga, Silvia Luise Hackmann, que acompanha a carreira profissional do executivo alemão há muitos anos, eu não podia deixar de entrar para esse privilegiado grupo de amigos do ursinho.

Perguntei a Zahn quem gostava mais do bichinho, sua filha, com mais de 30 anos atualmente, ou ele mesmo. O alemão confessou que depois de alguns anos o ursinho ganhou o seu carinho e o seu espaco em suas malas até hoje. E admitiu que ele ajudou a abrir muitas portas importantes em suas relações internacionais. Enquanto gentilmente me mostrava uma variedade de fotos feitas ao longo de muitos anos, ele comentou que as autoridades, executivos e personalidades tinham contatos demais para poderem se lembrar de tanta gente. Mas nao era todo mundo que aparecia diante delas com um ursinho de pelucia, contou Zahn. "O urso funciona!", disse categoricamente. E pelo jeito irradia simpatia até hoje. Logo depois do jantar, o ursinho era esperado também pelos garçons do restaurante para uma sessão de fotos com os dois amigos.

Acho que nunca um ursinho de pelúcia, sem uma palavra ou gesto sequer, que ganhou exposicao mundial e vida a partir do desejo especial de uma filha amada, foi tão transformador e gerou tanto bom humor, sorrisos e amizades globais num mundo tão sério e desafiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário