sábado, 22 de julho de 2017

Quando temos toda a energia que precisamos

Jamais podemos perder o contato com a nossa fonte de energia. Senão, ela acaba. A principal fonte de energia vem do alto, do Criador, aquele que conhece nossos pontos fortes e fracos. Encontramos a segunda principal fonte de energia dentro de nosso feliz círculo da criação, a família, aquela que nos formou e depois aquela que nós mesmos formamos. Nossa experiência como criador. E a terceira principal fonte de força vem daquele círculo especial formado pela presença marcante e atuante dos grandes amigos. Precisa de mais energia? Quando temos tudo isso, somos mais fortes!

quarta-feira, 19 de julho de 2017

De volta à era da criação

Posto, alguém curte, logo existo. Para muita gente de todas as idades,  essa rotina se transformou no registro de nascimento e também no termômetro da vida. A existência passou a ser medida e confirmada a cada  clique. Se eu não postar alguma coisa hoje, eu não estou bem. Se não receber uma curtição no post,  estou pior ainda. Não é uma onda que passa cheia de excitação. É a grande era digital, que revolucionou e apagou de vez o jeito de viver e de trabalhar do passado. Mas como tudo nesse tempo atual é muito curto, já estamos vivendo numa nova era. Novamente, a Era da Criação. Somos todos criadores de mundos e fundos. Sofremos a era industrial, das máquinas que pouparam a força de nossos braços e pernas. Ganhamos a era da Informação e do Conhecimento, com o desenvolvimento tecnológico pipocando no mundo todo.  Então, com o acumulo da experiência humana de todas as eras anteriores, veio a globalização. O mundo ficou pequeno demais e virou o quintal de todas as sociedades distantes. O que antes eu comprava ali na esquina, eu passei a comprar em qualquer outro canto do planeta. Mudanças e variedades. Na atual era digital, absolutamente tudo passou a ficar ao alcance dos dedos. Tudo e todos. Não precisamos gritar para alguém nos ouvir. Basta digitar. Ou gravar quietamente uma mensagem. Multidões caminham silenciosas, trocando mensagens ruidosas na palma da mão. Estamos olhando cada vez mais para baixo. E muito menos para frente e menos ainda para cima, para Deus. E finalmente nessa moderna era da Criação humana, todo mundo ganhou recursos para criar o seu próprio mundo global. Eu posso escolher quem faz parte dele ou não. Tenho o poder de excluir dali a presença que não quero. Com um clique. Eu posso hoje criar e recriar o meu presente. Digito e posso construir o meu futuro. Logo, vou até poder reconstruir o meu passado para todo mundo ver e ter uma nova impressão de mim, um novo registro de nascimento. Se alguém curtir, logo existo. Se ninguém vir, eu já morri. 



quarta-feira, 12 de julho de 2017

De volta à faculdade

Três amigos decidiram, duas décadas depois, voltar à Faculdade onde começou a história de uma longa amizade e de carreiras de sucesso no jornalismo. Muitas coisas já não estavam mais ali e outras foram mudadas. Mas voltamos à nossa sala de aula onde por quatro anos estudamos jornalismo e amadurecemos os nossos sonhos. Mal sabíamos que no futuro iríamos nos reencontrar e ajudar a fazer a comunicação no mundo automobilístico. Gravamos um vídeo sobre esse reencontro dentro de nossas classes e ele está dividido em duas partes.  Na primeira, exatamente onde costumava se sentar, Paulo Campo Grande, Editor de Testes da Quatro Rodas, fala sobre os primeiros passos na carreira. O segundo vídeo será postado na próxima segunda-feira, 17 de julho, onde eu e a Elisa Sarti, que construiu uma carreira brilhante na área de Comunicação da Fiat, lembramos das discussões de nosso grupo de trabalho e falamos sobre a nossa carreira corporativa.


quinta-feira, 6 de julho de 2017

O Brasil insiste em dar certo

Apesar da instabilidade política do País, a economia está rodando. As pessoas parecem anestesiadas com essa situação. E querem produzir. Essa é a afirmação do presidente da Anfavea, Antônio Megale, durante coletiva de imprensa hoje, onde foram apresentados os resultados da indústria automobilística do mês de junho. Na comparação com junho do ano passado, as vendas de autoveículos novos aumentaram 13,5% para 195 mil unidades. No primeiro semestre, o resultado é positivo em 3,7%, com 1.019 milhão de unidades. A gente estava precisando ver logo números positivos para ajudar a trazer de volta a confiança dos brasileiros. As vendas de máquinas agrícolas foram muito bem nos seis primeiros meses do ano, crescendo 21,8% para 21,3 mil unidades . Resultado de mais uma safra recorde. Graças a Deus o campo está produzindo, indiferente ao impacto de tanta corrupção na pátria amada. As exportações de veículos estão batendo recorde. Esse foi o melhor mês de junho desde 2005, com 66 mil unidades, o que representou mais de 40% acima de junho de 2016.  Ufa também.  Também foi o melhor resultado do acumulado na história das vendas ao mercado externo, com aumento de 57,2% para  372,6 mil unidades. Nesse mesmo período, as exportações de máquinas agrícolas aumentaram 28,5%. A produção de autoveículos, apesar de tudo isso, registrou em junho uma queda de 15,4%, contra maio. Mas subiu 15,1% em relação a junho de 2016. O acumulado foi bem mais positivo, atingindo 23,3%, com 1.263 milhão de unidades. A produção de máquinas agrícolas está bombando, tendo crescido mais de 41% no acumulado do ano. Se o ritmo positivo se mantiver em julho, a Anfavea poderá até elevar a sua previsão do resultado do ano. Apesar de tudo, o Brasil insiste em dar certo!

sábado, 1 de julho de 2017

A comunicação corporativa mais ativa e transparente

Já se foram os dias em que o chefe maior ficava trancado em sua sala de trabalho e não saia dali para ouvir e falar com o seu público. A área de Comunicação da empresa não deve, mesmo em períodos de crise, perder o foco em seu negócio. Para superar um momento crítico, a empresa deve assumir a responsabilidade e agir com transparência. Mídia social é discussão. Vale o CEO entrar nessa onda para falar com o público? Jeffrey Sharlach, CEO de um dos maiores grupos americanos de Comunicação, Jeffrey Group, comenta esses assuntos em entrevista exclusiva que fiz com o executivo durante o 20o Congresso de Comunicação Corporativa da Mega Brasil, realizado em maio passado.  

Veja o vídeo da entrevista com o executivo:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLbGlbsztBkVKkb_2325XnuI-JoQN9cdB4