O mundo expandiu e a empresa diminuiu. A estrutura
organizacional está se tornando mais enxuta. Ponto. E não voltará a ser o que
era antes. Ponto. A demanda e a carga de trabalho no entanto não vão parar de
crescer. Devem aumentar. Ponto também. Os desafios serão cada vez maiores nessa
Era Digital em que tudo é para já, inclusive os resultados. Cresce portanto a
necessidade de um apoio externo e capacitado para fazer a comunicação
empresarial fluir normal e adequadamente nesse contexto. O papel e o
apoio de uma consultoria ou assessoria de comunicação passa a ser absolutamente
necessários para uma empresa mais enxuta manter-se à altura das crescentes
demandas de comunicação e de relacionamento com um novo consumidor e com uma
nova mídia, seja qual for a atividade ou setor de atuação dessa empresa.
Com mais de 20 anos de atuação no setor automotivo, com
demandas abrangentes e competitivas de comunicação, entendi, como gerente de
comunicação, que a principal colaboração de uma agência ou assessoria de
Comunicação pode ser comparada ao de uma central de estudos climáticos e de
previsão do tempo. Ela pode cooperar muito mais quando está bem conectada
também com os temas que vão além do dia a dia dos negócios que apoia. A agência
de comunicação precisa estar mais focada em monitorar a temperatura, a variação
do clima exterior, com a chegada de nuvens escuras ou fortes chuvas que vão
cair no mundo dos negócios, trazendo mudanças ou tendências que vão mudar o
cenário econômico, político e setorial. Com essa capacidade de monitoramento, a
agência estará mais qualificada para preparar as medidas preventivas. O
monitoramento competitivo do tempo deverá também sinalizar grandes
oportunidades que o mundo exterior traz com as ondas transformadoras para as
áreas de comunicação e marketing, por exemplo. Com as grandes ondas de mudanças
do mercado é mais do que nunca necessário fortalecer a capacidade de
comunicação das empresas, para elas estarem melhor preparadas para qualquer
tipo de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário