quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Os dias estão sendo abreviados


Acho que o ano de 2012 teve seis meses.apenas  Passou como um relâmpago. Foi a minha impressão e a de muita gente também.  E como o tempo continua voando, tudo indica que 2013 será ainda mais breve. A impressão de o tempo estar cada vez mais curto não existe apenas nas grandes cidades, onde a correria de todos os dias costuma dar para muitos o argumento de que está faltando tempo para dar conta de tudo.  Converse com as pessoas do campo e verá que elas também estão vendo o tempo escapar ligeiramente. O que é isso? Os óbvios vão dizer que o dia continua com 24 horas e portanto a semana e os meses e os anos continuam iguaizinhos há milhares de anos. Será? Ou os dias estão mesmo abreviados?

Um comentário:

  1. Gilberto, essa "percepção" de que o tempo passa cada vez mais rápido tem origem psicológica e biológica.
    A biológica é que, com o passar dos anos, nosso metabolismo e nosso relógio biológico vai ficando mais lento. Com isso, temos essa percepção de que o tempo "real" passa cada vez mais rápido, quando, na verdade, é nosso relógio biológico que está desacelerando. Isso não tem nada a ver com a vida atarefada que levamos, é um processo do corpo mesmo. Vou ficar devendo agora a fonte da informação, mas já li que, uma pessoa de 70 anos chega a ter uma percepção de que o tempo passa 30% mais rápido de quando ela tinha 20 anos.
    A psicológica é que nossa idade cronológica funciona como uma régua. Aos 20 anos de idade, um período de 10 anos é muito tempo, pois corresponde a metade da vida dela. Aos 60 anos, dez é anos não é muita coisa.
    Como todos os humanos compartilham desse fenômenos (obviamente), as pessoas ficam comentando uma com a outra: "você percebeu como o tempo parece estar passando mais rápido?". Como a resposta é sempre positiva, isso cria um viés de confirmação, no sentido de que o tempo vai mais rápido. Infelizmente, na realidade, esse é um sintoma de que todas as pessoas, acada dia que passa, vão ficando irremediavelmente mais velhas.
    Abraço e bom 2013 para você e toda a família!!

    ResponderExcluir