quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nascido para construir ou para destruir

Meu saudoso pai costumava dizer que algumas pessoas nasceram para construir enquanto outras nasceram para destruir. É a pura verdade contada pela história. E nesse mundo de gente que nasce para todo tipo de propósito, há aqueles que nasceram para roubar. E fazem isso com a maior naturalidade e sem o menor constrangimento, talvez até acreditando em um "justo" motivo para si mesmo e para seus cúmplices. Para elas, o roubo é uma atitude e uma oportunidade que não se pode perder. Afinal, o tempo se vai e elas nasceram para isso mesmo. Rouba-se em todas as classes sociais. Rouba-se pouco, rouba-se muito. Rouba-se do patrimônio privado e rouba-se muito mais do patrimônio público. Rouba-se dos que tem muito e rouba-se dos que não tem nada.  Ele é praticado sozinho, em quadrilha e muito mais em partidos. Eles são pegos, são presos e são soltos, voltando a roubar de novo, exercendo o seu jeitinho natural. Jamais se arrependem. Sempre haverá o joio e o trigo até o fim da colheita, ou até o fim do joio. Só não dá para entender por que o trigo dá tanto espaço para o joio no Brasil.


terça-feira, 14 de outubro de 2014

A razão é equipamento de série em todo mundo


O homem e a mulher já trazem como equipamento de série e para usar durante toda a vida a razão. Ela é um recurso que ninguém abre mão em nenhuma situação. Porém, se o dono não souber usar, ele vai se estourar em algum lugar, infelizmente contra um outro ser humano. Outros se estouram sozinhos contra um espelho ou até mesmo contra um poste. Isso mesmo, tem quem se estoura até no travesseiro.  Uns tem muita habilidade em operar com a razão e fazem isso em equilibrada sintonia com conforto e segurança, permitindo uma condução eficiente e que dá prazer ao dirigir. Outros acreditam que a sua razão é o único e absoluto recurso disponível ao longo da estrada. E aceleram, não dando espaço para mais ninguém. Fazem uso excessivo da razão tanto nas retas tranquilas como principalmente nas curvas inesperadas da vida, colocando em risco o bem estar de todos e até a própria vida. Claro que não é possível viver totalmente sem razão. Eu por exemplo tenho razão quando digo que a melhor comida do mundo é a feijoada e a melhor empadinha que existe é a de camarão. Também tenho razão quando afirmo que uma das maiores satisfações do homem na Terra é tomar uma sopinha. Mas não vou insistir nisso com todo mundo. Nem vou fazer essas coisas todos os dias. O problema é o exagero. Por causa da razão, os hospitais estão lotados. Os consultórios dos psiquiatras e psicólogos não param de receber gente angustiada pelo abuso excessivo da razão ou que se tornaram vitimas das pessoas "cobertas" de razão. Por causa da razão muita gente morreu, está morrendo e vai morrer. Os cemitérios estão cheios de razão. Você acha que os terroristas não tem certeza que têm a "pura" razão?  Quando você fizer questão de mostrar que tem toda a razão do mundo, e não quiser ouvir o outro lado, procure examinar se a sua dose não esta além do limite saudável.  Já quando você se deparar com alguém que tem certeza que toda a razão lhe pertence em todo momento é melhor você não acompanha-la nessa direção! Deixe a pessoa ir em frente. Ela deve até gostar de viajar sozinha, curtindo a sua razão. Mantenha a segurança de seu equilíbrio, a sua alegria e a certeza de que tudo vai passar um dia, seja com razão ou sem razão. A estrada é muito boa, mas é especialmente prazerosa para quem aprendeu a andar equilibradamente por ela, respeitando as outras pessoas que seguem suas próprias direções ou os seus próprios caminhos! Você não acha que eu tenho razão?

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O Brasil precisa da gente para mudar a situação

Se o seu carro serviu você por algum tempo mas a experiencia comprovou que ele deixou de cumprir a sua missão e não atende mais a sua expectativa, o que você faz  então? Como você é uma pessoa inteligente, você simplesmente muda de carro, ora! Tão simples quanto isso. Se o seu time está perdendo consecutivamente vários jogos e segue firme para a segunda divisão, o que você faz então? Continua comemorando e achando que ele é o melhor do campeonato? Como brasileiro que não gosta de ver o seu time perder, a primeira atitude firme que normalmente se toma nesse caso é a troca do técnico. Ora, se tratamos seriamente esses temas preferidos,  não vamos tratar seriamente também a escolha do técnico e a condição da condução de um país gigante como o Brasil, que está indo de mal a pior? Somos o País que apresenta o menor índice de crescimento entre os países "em desenvolvimento". Se queremos condições melhores para os brasileiros, de todas as regiões, nós temos a obrigação de mudar essa situação. Essa é a hora mais certa para isso. Não dá para ser omisso nesse momento tão decisivo para o Brasil por meio da anulação do seu voto histórico. Que o verdadeiro patriotismo e o bom senso represente a maioria em relação ao conformismo e à ingenuidade no dia 26 de outubro de 2014! O Brasil merece essa chance!

sábado, 4 de outubro de 2014

De volta para casa, após ataque dos inimigos invisíveis

Thamires, a primeira da esquerda para a direita
Você já sabe, há mais coisas no ar do que podemos imaginar. Vírus e bactérias não estão assolando apenas as partes mais remotas da Terra, como o Ebola nas regiões africanas. Aqui a gente convive também há muito tempo contra os inimigos invisíveis da saúde. Um desses guerrilheiros causou a amigdalite viral na Thamires, deixando a nossa menina, de 15 anos, hospitalizada por exatas duas semanas. A amigdalite é uma infecção das amigdalas, que são órgãos responsáveis justamente para defender o organismo de infecções.  Ou seja, se elas já são atingidas, a pessoa fica com baixa resistência para reagir aos ataques em outras áreas. Ocorreu que infelizmente a médica que a atendeu inicialmente prescreveu a injeção Benzetacil - antibiótico da família  das penicilinas bastante usado no combate a algumas patologias - que acabou "confundindo" todo o sistema imunológico dela e que por isso passou a "atacar a si mesmo". Pode isso? Fomos alertados a não deixar ela tomar mais a Benzetacil, uma das injeções mais fortes e doloridas que existem. Felizmente o hospital - São Luis - tomou todos os procedimentos para corrigir o primeiro erro, tendo realizado durante 14 dias uma serie infindável de exames e tratamentos. Hoje, com toda a alegria, estamos recebendo a Thamires de volta a casa, para retomar a sua rotina e o seu espaço, onde fez muita falta. Com a saúde a gente não pode brincar. Nem os médicos. Quando perguntarem se você é alérgico a algum tratamento, talvez a melhor coisa seria dizer: É melhor você confirmar isso, doutor! Eu sou apenas o paciente!.